(88)3561.2760 | CONTATO | PARCERIAS | VESTIBULAR

Dossiê RIEC

REVISTA INTERDISCIPLINAR ENCONTRO DAS CIÊNCIAS

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: A INTERCULTURALIDADE NAS DISCUSSÕES SOBRE A “QUESTÃO INDÍGENA” NO BRASIL: MOVIMENTO, MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS-FUNDAMENTAIS

 

Organização

Prof. Dr. Miguel Melo Ifadireó (UPE)

Prof. Dr. Francisco Vanderlei Ferreira da Costa (IFBA)

Profª. Drª. Vanessa de Carvalho Nilo Bitu (UNILEÃO)

Prof. Cicero Magerbio Gomes Torres (URCA)

 

O confronto com o Outro é parte indispensável do hodierno discurso sociopolítico das sociedades internacionais, bem como da sociedade brasileira como um todo. Neste sentido, o presente dossiê tem como objetivo a promoção de reflexões sobre as ambivalências, sobre as estranhezas e sobre o racismo direcionados às comunidades tradicionais indígenas brasileiras, uma vez que os indivíduos destas comunidades vivenciam tanto nas interações sociais, culturais-religiosas e jurídicas do dia-a-dia, quanto nos processos escolares e de promoção à saúde o descaso e o preconceito em relação a seus saberes e a transmissão cultural por distintos mecanismos que não apenas negam o ensino e a aprendizagem, bem como propagam símbolos sociais de exclusão, de rotulação e de estigma de ser Outro, de ser um ser estranho, de ser diferente, de ser primitivo ou de estar fora do padrão.

De modo que, buscaremos compreender, a partir dos hodiernos discursos político-pedagógicos e humanitários proferidos e difundidos pelo debate Intercultural desde 1970 – os processos produtores e difusores das ambivalências e das estranhezas da diferença em relação a “questão indígena” no Brasil, bem como os atuais desafios e problemas encontrados pelos movimentos indígenas de empoderamento, de preservação da memória e a reconquista de suas identidades promovidas pelos Tratados Internacionais e pela Constituição Federal de 1988. A este respeito, é importante salientar que a educação intercultural não é apenas uma nova ideia - desde o seu surgimento nas últimas décadas do século passado -, mas uma necessidade política, pedagógica, econômica e jurídica das sociedades globais na atualidade.

Assim, consoante com a sua política interdisciplinar de promoção do diálogo acadêmico entre as diferentes ciências, a Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências convida pesquisadores a apresentarem artigos para o dossiê temático “A interculturalidade nas discussões sobre a “questão indígena” no Brasil: movimento, memória e direitos humanos-fundamentais”.

As propostas devem ser enviadas diretamente pelo sistema eletrônico da revista, levando-se em consideração as normas dispostas nas diretrizes para autores (http://fvs.edu.br/riec/index.php/riec/about/submissions#authorGuidelines),  

O prazo para o envio dos textos se encerra em 15 de Janeiro de 2018. A previsão de publicação dos textos aceitos é Fevereiro de 2019. O endereço eletrônico da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências (http://fvs.edu.br/riec/index.php/riec/index).