(88)3561.2760 | CONTATO | PARCERIAS | VESTIBULAR

Sábado, 08 Agosto 2015 14:11

Perfil Educação Física

Avalie este item
(9 votos)

O perfil profissional do egresso foi definido de acordo com as DCNs, expressa as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo discente e articula-as com necessidades locais e regionais, havendo planejamento para sua ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Registra-se que a FVS propicia aos discentes a ampliação das oportunidades de aprendizagem, por meio das atividades complementares (estágios, monitorias, grupos de estudo, investigação científica, extensão etc.).

O curso toma como referência do perfil do concluinte as seguintes características:

  • Generalista, sensível às diversas culturas de movimento humano e suas manifestações em diferentes contextos da Educação Básica;
  • Humanista, crítico e reflexivo, com ação docente autônoma, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética;
  • Comprometido com o processo educativo, com sua ação docente na Educação Física e com sua formação continuada;
  • Norteado por concepção interdisciplinar, que situe os conhecimentos da Educação Física no conjunto de saberes do contexto educacional, e comprometido com uma visão epistêmica de indissociabilidade entre teoria e prática.

Dessa forma, o curso tem como perfil do formando egresso/profissional de Educação Física, a formação crítica, humanista e generalista, sendo conhecedor da realidade social, política e econômica em que está inserido. Com o objetivo de oferecer serviços de mais qualidade no tocante à necessidade real de seu país e do mundo. Sua

 

fundamentação deverá ser pautada no rigor científico e intelectual atuando de maneira eficiente em todos os níveis da educação básica. Assegurando a qualidade do ensino como direito da criança, adolescente e adultos. Construída com sólida formação científica e tecnológica em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Licenciatura, para atuar na Educação Básica. Tomar iniciativa na resolução de problemas voltados a sua práxis profissional, no âmbito escolar. Aprimorando seus conhecimentos com a formação continuada. Explorando os aspectos éticos, estéticos, socioambientais, étnico-raciais, de gênero, sexual e religioso, alicerçando seu trabalho no princípio da equidade.

O egresso deverá estar preparado também, para conscientizar a sociedade sobre seus hábitos de vida, tais como: diminuição do sedentarismo, estimulo à prática de atividades físicas e desportivas, como prevenção de agravos à saúde e manifestação social de movimento humano, em toda a sua plenitude. Deve estar apto a gerenciar, supervisionar, orientar, disciplinar programas de atividades físicas para diferentes públicos e em diferentes faixas-etárias, de forma a entender o organismo humano, também sob uma ótica biológica e natural do ser vivo, na escola e na sociedade. Contribuindo para adoção de uma conduta de saúde física e mental satisfatória, promotora de bem estar, saúde e qualidade de vida de modo geral.

Necessitará ser um profissional que desenvolve a percepção de alinhar a sua intervenção, aos conhecimentos científicos e tecnológicos, no âmbito do ensino e pesquisa, bem como do espaço formal e não formal, agregando qualidade e valor as suas iniciativas profissionais. O profissional de Educação Física formado pela Faculdade Vale do Salgado, deverá deter as seguintes competências e habilidades gerais:

         Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

         Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

         Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas-recreativas e esportivas.

         Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

         Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidade especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

       Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

         Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Lido 6275 vezes Última modificação em Quarta, 06 Março 2019 14:12
FVS